20/07/2005
por: Soraia Yoshida Evans
Fonte: www.omelete.com.br
Tim Burton faz parte da turma dos esquisitos de Hollywood, a mesma da qual pertence o diretor Steven Sordenberg. Estranho, metido quase sempre em roupas pretas, Tim Burton começou sua carreira trabalhando nos Estúdios Disney. Talentoso, ele vinha do California Institute of Arts e queria trabalhar com animação. Ganhou uma bolsa e também a confiança da Disney a ponto de realizar dois trabalhos pessoais: Vincent (82), um tributo ao veterano dos filmes de horror Vincent Price, e Frankenweenie (84), uma divertida animação gótica. Essa predileção pelo sinistro iria se manifestar mais tarde em toda a sua obra, com um toque original que nem seus críticos mais ferrenhos conseguem negar.
Basta lembrar do seu primeiro filme, Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 88). O Début mostra uma Winona Ryder à la The Cure vivendo numa casa assombrada por fantasmas, entre eles o próprio besouro suco do título, interpretado por Michael Keaton. A partir daí também fica evidente outra característica importante do diretor: sua predileção por trabalhar com amigos. A química entre Burton e Keaton deu tão certo que ele usou todo o seu poder de persuasão para emplacar o ator em seu mega-super-sucesso: Batman.
Longe do seriado camp que ainda povoava a cabeça dos antigos fãs do Homem-Morcego, Burton foi buscar elementos na releitura dos quadrinhos, fazendo surgir na tela um personagem soturno, vingativo e paranóico. Se alguns fãs detestaram, o públicou adorou: nunca Gotham City havia sido tão assustadora... Por isso, o diretor retomou a tarefa três anos depois, em Batman Returns (92).
E ele não ficou desocupado entre os dois capítulos do Cavaleiro das Trevas. Ao contrário, depois do estouro de Batman, Burton se libertou das últimas amarras dos estúdios e criou a fábula moderna Edward Mãos de Tesoura. Colocando o então galã Johnny Depp, com quem tem uma parceria duradoura, como uma criatura surgida pela mente de um cientista maluco, ele realizou dois sonhos antigos: fazer sua homenagem ao mito de Frankenstein e ter no elenco o ator Vincent Price.
As homenagens não pararam aí. Em 1994, Tim Burton levou a cabo seu projeto mais ambicioso: um filme sobre a vida do pior diretor de todos os tempos, Ed Wood. Quem ele chamaria para o papel principal: Sim, Johnny Depp, novamente. Mais do que aconteceu com Keaton, a dobradinha funcionou na tela, e deu a Depp a chance de mostrar que era um ator versátil. De quebra, o diretor faria uma nova homenagem a outro ídolo das antigas, Bela Lugosi, o mais famoso Drácula do cinema mudo.
Ed Wood misturava o cinema branco-e-preto com as histórias e personagens bizarros do Wood original, que não tinha qualquer pudor (seu orçamento também não permitia...) em colocar discos voadores de papelão presos em barbante balançando diante da câmera...
Quem acompanhasse de perto a carreira de Burton podia ver os sinais da próxima guinada. Dos filmes de terror, ele partiu para a ficção barata. Marte Ataca! nada mais é do que uma historinha de gibi feita com grandes efeitos especiais e situações insólitas - a especialidade de Burton. O filme naufragou nas bilheterias americanas e abalou a confiança do diretor. Durante três anos seu nome aparecia sempre em fofocas sobre projetos estranhos, mas nada aconteceu até que ele decidiu retomar o caminho com A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (mais Johnny Depp, agora como um Sherlock Holmes meio assustado e apaixonado por Christina Ricci, ex-Vandinha da Família Adams). O filme mistura a agilidade dos desenhos animados com uma das lendas mais conhecidas dos Estados Unidos - o que evidencia o desejo sempre aparente de Burton de mexer com a aparente normalidade americana.
Fonte: http://www.webcine.com.br/filmessc/edwardma.htm
http://www.youtube.com/watch?v=n5E497bJf-A
Título Original: Edward Scissorhands
Gênero: Infantil
Origem/Ano: EUA/1990
Duração: 107 min
Direção: Tim Burton
Elenco:
Johnny Depp...
Winona Ryder...
Dianne Wiest...
Anthony M. Hall...
Kathy Baker...
Robert Oliveri...
Conchata Ferrell...
Caroline Aaron...
Dick A.Williams...
O-Lan Jones...
Vincent Price...
Alan Arkin...
Susan Blommaert...
Linda Perri...
John Davidson...
Edward Scissorhands
Kim Boggs
Peg Boggs
Jim
Joyce Monroe
Kevin Boggs
Helen
Marge
Officer Allen
Esmeralda
The Inventor
Bill Boggs
Tinka
Cissy
Host - TV
Sinopse: Assumidamente inspirado em histórias clássicas como A Bela e a Fera, Frankensteín, Pinóquio e O Patinho Feio, é um filme que fala sobre a necessidade de o ser humano praticar o exercício da tolerância e de conviver pacificamente com os que são (ou considerados como tal) diferentes. O resultado é emocionante: Johnny Depp, na pele da estranha criatura que tem suas mãos substituidas por tesouras, vive um de seus momentos mais marcantes na tela. O jovem diretor Tim Burton (1960) se consagra como um dos melhores de sua geração.
Edward é um humanóide não terminado por seu criador que morre no momento que iria substituir as lâminas afiadas que ele tem no lugar das mãos. Edward vive solitário em seu castelo até que surge no local uma vendedora da Avon, que resolve levá-lo para casa. Ai começa a fábula do monstro sensível perdido naquele mundo estranho e hostil, onde terá, principalmente, de enfrentar a impossibilidade da concretização de seu amor.
Fonte: http://melhoresfilmes.com.br/diretores/tim-burton
Enquete:
Filmes de Tim Burton
Veja a lista dos 7 melhores filmes de Tim Burton
Ranking Filme Ano Nota
1º Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas 2003 7,9
2º Ed Wood 1994 7,8
3º Edward Mãos de Tesoura 1990 7,8
4º A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça 1999 7,4
5º Batman 1989 7,4 6º Os Fantasmas se Divertem 1988 7,3
7º A Noiva Cadáver 2005 7,0
Curiosidades:
1. Johnny Depp diz apenas 169 palavras durante todo o filme
2. Esta foi a última aparição de Vincent Price e seu último momento, já que na cena seguinte é uma cena de morte.
3. Tom Cruise, Jim Carrey e Robert Downey Jr. foram considerados para o papel de Edward Mãos de Tesoura.
4. Michael Jackson também fez pressão para o papel.
5. O filme foi gravado nos arredores de Tampa, na Flórida. Todas as casas do bairro foram pintadas. Durante as filmagens, os moradores ficaram hospedados em um motel local.
7. Na cena em que Edward está sendo conduzido para a cidade, o carro passa por uma casa com crinças brincando no gramado da frente. O rapaz que é visto correndo é o ex-Backstreet Boy, Nick Carter.
8. A inspiração de Johnny Depp foi o clássico Cabinet Of Dr. Caligari.
9. Ao longo do filme, as cicatrizes no rosto de Edward continua mudando de tamanho e profundidade.
10. O primeiro esboço do filme foi escrito como um musical.
11. As esculturas gigantes que Edward cria no filme foram feitas com um corpo de metal e fios. Em seguida, foram colocadas folhas de plástico. Muitas das esculturas são significativamente mais altas do que os arbustos originais.
12. A maquiagem de Johnny Depp levava 1:45 h para ficar pronta
Rafaella Milani Santos nº41 9ºH
Nenhum comentário:
Postar um comentário